É imprescindível que uma empresa possua o controle sobre sua situação financeira. À vista disso, o acionista de empresas do setor financeiro Valdir Agostinho Piran entende que é de suma importância que os empresários saibam tudo sobre o Produto Interno Bruto. Ficou interessado? Continue com a leitura.
Produto Interno Bruto
Segundo o egrégio Valdir Agostinho Piran, o Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que visa contemplar a soma de todos os serviços e mercadorias produzidas por uma corporação em um determinado período de tempo. Ainda, esse documento, geralmente, é elaborado pelo setor administrativo da empresa.
Portanto, o PIB é o documento responsável por determinar a mediação das riquezas produzidas por uma instituição, tendo como finalidade analisar o crescimento econômico da mesma. Desse modo, a partir da análise é possível identificar possíveis problemas financeiros e evitá-los elaborando um planejamento estratégico.
Tipos de PIB
Ainda, como ressalta o célebre Valdir Agostinho Piran, existem duas alternativas de Produto Interno Bruto que as empresas podem utilizar: o Nominal e o Real. Assim, o primeiro consiste no cálculo dos preços de produtos e serviços no período em que foram desenvolvidos, considerando as alterações que o preço pode sofrer.
Já o segundo contempla o cálculo do volume físico da mercadoria ou serviço, rejeitando a inflação para o cálculo, mas não deixando de considerar os ajustes às repentinas mudanças de preços, selecionando um valor predominante em um determinado período de tempo, o que torna o PIB Nominal em um índice referente a quantidade do produto final.
Como calcular
Ademais, como indica o ilustre Valdir Agostinho Piran, o cálculo do PIB é fundamental para a atividade administrativa da empresa, visto que o mesmo evita que produtos sejam contabilizados duas vezes e só leva em conta o produto final, desconsiderando as matérias primas utilizadas para sua fabricação.
Sendo assim, esse cálculo pode ser efetuado somando todas as riquezas que foram produzidas pela corporação, contemplando os itens que foram fabricados pela indústria, as produções realizadas pelo setor agropecuário, os gastos com as taxas cobradas pelo governo, investimentos realizados pela instituição e todas as atividades que receberam remuneração.