As animações japonesas, mais conhecidas pelo termo “animes”, são muito populares entre os adolescentes e os jovens-adultos brasileiros. Marcelo Madureira Montroni, por esse motivo, considera que é importante comentar a respeito das mensagens dos animes que moldam aspectos essenciais do caráter de um indivíduo.
Animes
Os animes, como aponta Marcelo Madureira Montroni, são animações japonesas que possuem traços de desenhos estratégicos, que caracterizam a animação. Os traços que são atribuídos aos personagens principais são sempre muito marcantes, e muitas vezes distorcidos da realidade, o que auxilia na transmissão de mensagens dos animes.
O público consumidor das animações japonesas, como frisa o amante de animes Marcelo Madureira Montroni, acatam o termo “otaku” como rotulação de personalidade. Entre os otakus, há pessoas de diversas idades, com diferentes gostos, que têm preferência pelos animes clássicos ou atuais.
Os animes clássicos são as animações que tiveram maior predominância na televisão brasileira, e continuam no repertório dos indivíduos que estão iniciando seu contato com as animações japonesas. Ainda, as animações clássicas possuíram, e ainda possuem, forte influência no caráter que fora moldado pelas mensagens dos animes.
Segundo o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, são exemplos de animes clássicos: Dragon Ball, Naruto, Inuyasha, Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e afins. Sendo que, merecem maior destaque pela transmissão de mensagens dos animes que moldaram o caráter de diversos espectadores, as animações Naruto e Inuyasha.
O Anime Naruto é protagonizado pela personagem que dá nome à animação. A personagem órfã tem 15 anos e almeja se tornar uma grande ninja. Na trajetória de sua história, as atitudes de perseverança, otimismo e proteção daqueles que ama sem nunca abandoná-los passou uma mensagem significativa aos telespectadores, auxiliando a moldar o caráter de pessoas que não desistem de seus sonhos e valorizam os indivíduos ao seu redor.
Outro exemplo de mensagens de animes, como indica Marcelo Madureira Montroni, foi o anime Inuyasha. Esse, por sua vez, também possui como protagonista a personagem que o dá nome, sendo essa um meio youkai cachorro de 200 anos, que aparenta ter 15 anos.
Nas suas aventuras é possível identificar atitudes como a proteção daqueles que ama, pensar antes de agir, e ser sincero quanto aos seus sentimentos, o que moldou o caráter de indivíduos que não têm medo de seguir seus sentimentos.
É evidente que a cultura japonesa, com sua transmissão de mensagens dos animes, auxilia na formação de pessoas com personalidades fundamentais para o futuro das mesmas. Então, Marcelo Madureira Montroni acha válido questionar: vai um anime aí?