Noticias

História dos quadrinhos vira exposição na Biblioteca Central

Em consonância com o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, desde 1985, a exposição A História dos Quadrinhos no Brasil foi incluído na programação da festividade do cinquentenário da Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, localizada no Câmpus Samambaia. Organizada pelas bibliotecárias Cátia Ana Baldoino e Cláudia Moura, a mostra faz um breve tour pela história em quadrinhos, desde a edição em jornais até às plataformas digitais. Hoje (28/2) é o último dia da exposição, aberta ao público até às 22 horas.

A exposição surge como uma proposta de uma das organizadoras, a servidora Cátia Ana Baldoino, que atuou como curadora. A temática das histórias em quadrinhos, muito familiar à organizadora, advém da sua ligação com o tema, visto que ela própria atua como uma quadrinista independente. A ideia da curadora é a de democratizar o acesso às histórias em quadrinhos, com foco nos quadrinhos nacionais, passeando também por alguns autores goianos. “Queremos usar esse espaço para trazer conhecimento e disponibilizar um pequeno acervo de quadrinhos contemporâneos nacionais para as pessoas conhecerem um pouco do que é produzido”, afirma.

O enfoque em momentos importantes da história dos quadrinhos foi crucial para a construção da exposição. No acervo da exposição, cedido pela própria curadora da exposição, foi pensada a disponibilização de uma variedade de quadrinhos de cunho representativo. Dentre os itens, há quadrinhos goianos; de quadrinistas mulheres; de histórias diversas.

Como a exposição está cadastrada como um projeto de extensão, a sua expansão para lugares além do ambiente acadêmico da UFG é algo já pensado. Algumas das regiões dessa expansão são o Conjunto Vera Cruz, em um espaço para a promoção da cultura, e o Instituto Federal Goiano, câmpus Trindade. Como explica a assessora Simone Azevedo, após o atendimento dessas demandas externas, há também um projeto de retomada da exposição “História das histórias em quadrinhos” para ser sediada nas demais bibliotecas da UFG.

Programação

A temática “Multiverso da Biblioteca” propõe uma gama diversa de exposições e eventos ao longo dos meses do ano de 2023, para a comemoração do cinquentenário da Biblioteca Central. O espaço de propostas de eventos/exposições também está aberto aos estudantes, e caso haja o desejo de expor, basta levar a proposta até a Assessoria de Comunicação da Biblioteca Central para análise.

Dentre os eventos, a próxima exposição localizada no Hall Central do térreo da Biblioteca aborda uma vertente fotográfica, sob o nome, “Fungos do Cerrado – Micro Macro Mundo”, originada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, ocorre entre os dias 17 de abril e 19 de maio, organizada pelo Professor Jadson Bezerra (IPTSP/UFG) e a Jornalista e fotógrafa do Instituto Marina Sousa (IPTSP/UFG).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo