Quadrinhos

CNMP e MPT lançam revista em quadrinhos que aborda a importância da vacinação

Nesta terça-feira, 13 de junho, o Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão da Saúde, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram uma revista em quadrinhos com foco na temática da vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI). A iniciativa é uma das ações do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo CNMP.

A revista faz parte do projeto “MPT em quadrinhos”. A edição nº 69, que tem como título “Pacto pela vacinação”, contou com a colaboração da Comissão da Saúde do CNMP e de membros do MPT, do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 16 páginas, os personagens Dona Graça, Brígida, Alex, Bete, Otávio, Pedrinho, Margareth e Ivan abordam, entre outros pontos, a necessidade de serem desmentidas notícias falsas, conhecidas como fake news, e a necessidade de se aumentar a cobertura vacinal, tendo em vista que a Opas incluiu o Brasil na lista de países que estão sob alto risco de retorno da poliomielite. Além disso, a revista em quadrinhos menciona que ocorreram diversos casos de sarampo nos últimos anos, doença que havia sido eliminada em 2016.

A publicação também apresenta um código (QR Code) por meio do qual o leitor pode apontar o celular e acessar o aplicativo Conecte SUS, que contém diversas informações sobre saúde, como o número de vacinas aplicadas.

Jingle

Também durante a solenidade, foi lançado o jingle da campanha de comunicação do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cujo mote é “Cada família tem seu cuidado. A vacina cuida de todos”.

Disponível nas redes sociais do CNMP, o vídeo reforça a importância do cuidado familiar por meio da vacinação. O material foi gravado pela Secretaria de Comunicação do Conselho, nas dependências da própria instituição, com a voz e a participação voluntárias de crianças que possuem laços familiares com colaboradores do órgão.

A letra e a melodia do jingle foram criadas pela arte-educadora Patrícia Berg, que contou com a colaboração de Carlos Eduardo Dornelles para o arranjo musical, ambos voluntários da campanha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo