Quadrinhos

Livro de educação política usa HQ para envolver o público infantojuvenil

As histórias em quadrinhos são capazes de transcender as barreiras da linguagem”, segundo o conceito do norte-americano Will Eisner (1917-2005), o mais genial dos quadrinistas já existente, criador do gênero ‘romance gráfico’. Motivados pela capacidade de aderência desta arte é que Adriane Nopes e Maycon Oliveira apostaram no trabalho do ilustrador Clóvis Lima para o livro “Se preocupe, se importe, se interesse por política” (Carbo Editora), com lançamento nesta terça-feira, 29, no hall da Assembleia Legislativa.

A obra recorre aos quadrinhos e às ilustrações para tratar de temas importantes como a prática política para o exercício da cidadania, os deveres e direitos de cada um, o papel do Judiciário, Executivo e Legislativo e a Constituição Federal de 1988, a ‘Constituição Cidadã’. Dirigido aos estudantes dos últimos anos do nível fundamental e do enisno médio, a linguagem didática e acessível é uma porta para qualquer pessoa interessada em ingressar na vida política.

“Muitos temas complexos e reflexivos só conseguem envolver os adolescentes e jovens porque são narrados pelas histórias em quadrinhos, em casos como ‘Mafalda’, personagem do argentino Quino”, explica Clóvis Lima. “As HQs estabelecem uma conexão mais ampla com o público infantojuvenil e são um degrau para leituras mais exigentes”, considera o ilustrador. Clóvis Lima tem 55 anos e acumula a experiência de ilustrador, roteirista, produtor e chargista, em jornais, revistas, TVs, meios digitais e agências de publicidade.

Publicada com recursos da lei de incentivo à cultura da Fundação Franklin Cascaes (Prefeitura de Florianópolis), o livro “Se preocupe, se importe, se interesse por política” tem distribuição gratuita.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo